A pop art atinge a dessacralização da obra de arte no sentido abordado por Benjamin, utilizando imagens e produtos relacionados à indústria cultural e à indústria de consumo.
Há momentos em que a Pop Art se manifesta como reflexão irônica e crítica aos costumes da sociedade de massas: as realidades materiais do dia-a-dia, a cultura popular, na qual as pessoas comuns extraíam da TV, das revistas ou das histórias em quadrinhos a maior parte de sua satisfação visual.
Um exemplo é esta colagem que considera-se um dos trabalhos pioneiros da arte Pop,
 Richard Hamilton, "Just What Is It that makes today homes so different, so appealing", 1956
Richard Hamilton, "Just What Is It that makes today homes so different, so appealing", 1956Referia-se ao interior da habitação com os mais recentes produtos da indústria de massa, inclusive da indústria cultural - vejam o cinema, a televisão, a fotonovela. Questiona-se aqui a sedução de uma imagem sem conteúdo, voltada para o consumo.

Díptico de Marilyn, de 1962, tinta de serigrafia sobre tinta polimerizada sintética sobre tela, 208,3 X 289,6 exposta na Tate Gallery
A industria cultural e a reprodução em massa das imagens é abordada com o processo serigráfico. Marilyn Monroe é reproduzida como marco e modelo, ícone e padrão, líder e objeto que move uma estética e um período. Dentro dessa abordagem, a imagem de Marilyn foi propositalmente serigrafada sem nenhuma perícia ou exatidão, e a impressão colorida mostra-se, no melhor dos casos, imprecisa. Warhol indica as aberrações provocadas pela industrialização, e os defeitos provocados em sua plástica são, nesse sentido, provocativos. Entretanto Warhol se opõe ao conceito de obra de arte como peça artesanal, feita a mão para o conoisseur e expressando a personalidade do artista. 
“Quero que todos pensem de modo igual. Acho que todos devem ser máquinas”.
De fato, Warhol produzia suas obras em ritmo industrial e deu a seu estúdio o nome de “The Factory” (a Fábrica), de início serigrafando-as ele mesmo e depois transferindo o processo para os funcionários de seu ateliê, ou fábrica, como preferia: Warhol concebia um projeto, e os assistentes o executavam. 
A ilustração “desumanizada” de Marilyn extraída dos meios de comunicação de massa sugere que, entregando-se à maquina da publicidade, Marilyn foi destruída como pessoa, e o estilo absolutamente neutro e documental de Warhol reproduz a impessoalidade e o isolamento que caracterizam essa fama. Ele era fã ardoroso das celebridades e entendia o caráter transitório da fama; estava, porém, mais interessado na idéia da devoção do público americano à celebridade como um símbolo cultural da época. Inclusive, Warhol era ele mesmo uma figura lendária, um personagem conhecido e reverenciado e pode-se dizer que graças a seu talento publicitário, a publicidade midiática de que falava ele nunca aplicou tão bem quanto na promoção de si mesmo.
 
 
 
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